sexta-feira, 19 de junho de 2020

Autoconhecimento e Relacionamentos



Olá! Temos o privilégio de contar com a Consultoria da Psicóloga Ellen Csordas, que sempre nos encaminha textos lindos e momentos impagáveis de reflexão

#gratidão

Segue o texto da semana

Ontem eu recebi essa mensagem, em forma de carinho pelo meu trabalho, de uma amiga e entendo ainda ser necessário desmistificar o por quê de se fazer terapia e a importância da busca pelo autoconhecimento.
Venho falado sobre a importância de se reconectar, sobre entrar em contato com o vazio interno, esse silêncio que incomoda e, em alguns momentos, nos faz sentir dor, por nos levar a olhar para dentro de nós e procurar qual o sentido estamos dando para a nossa vida.
O autoconhecimento nos fortalece e proporciona relacionamentos saudáveis, à medida que minhas atitudes e posturas se tornam equilibradas. Ou seja, quando há autoconhecimento provavelmente as pessoas tenham menos dificuldade de demonstrar seus afetos e sentimentos, não havendo fugas, mas limites. Assim, eu deixo de ser bonzinho ou boazinha demais, e aprendo a me respeitar. O comportamento do outro deixa de reger o meu, eu deixo de ser reativo, e consigo separar conteúdos que não me pertencem.
O processo psicoterapêutico levará você a refletir sobre alguns aspectos que se repetem na sua vida e influenciam o seu relacionamento. Ele também viabiliza a possibilidade de enxergar crenças familiares enraizadas, e gera a reflexão sobre como você enxerga e reage sobre as situações. Há, a partir daí, a possibilidade de realizar escolhas mais saudáveis, de se corresponsabilizar pelas relações.
E, pensando neste aqui e agora, como seria bom ter mais amor, mais gentileza, respeito e  tolerância, seja para seguir em sua própria companhia ou na de outras pessoas, não é mesmo?
O psicólogo pode facilitar esse processo com recursos e conhecimentos adequados para oferecer suporte nas demandas apresentadas, como por exemplo: comportamentos disfuncionais de cunho emocional.

Psicóloga Ellen Csordas.
Vamos juntos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOLTA ÀS AULAS - 08/02/2021

  PREZADOS ALUNOS DA E.E. JARDIM SANTA MARIA III Nesta segunda-feira iniciaremos as aulas, com rodízio de alunos de acordo com número da...